sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Entrevista: Evandro Natividade


Olá, pessoal!

A entrevista desta sexta é com Mek, o músico da nossa equipe.

Esperamos que gostem.


Abraço da equipe D'Accord /Musigames



Nome e função na D´Accord: Evandro Natividade. Músico.

Apelido na D'Accord: Meketreff, mas geralmente chamado por: Mek.

Há quanto tempo trabalha aqui e como conheceu a empresa? Conhecia D'Accord durante o tempo em que estava na graduação, exatamente no terceiro período do curso de musica. Havia me inscrito em um órgão que intermedia estágiários para trabalho em empresas. Ao fazer o procedimento padrão de inscrição, o antendente me informara que havia uma vaga em uma empresa de Software de Música. A partir de então, desenrolou-se um pouco de minhas pesquisas sobre a empresa e uma relação boa de trabalho. Esta época foi há cerca de 4 anos.

Em quais projetos já colaborou? (descrever o que fez em cada um): Ao longo desses anos, as atividades de músico e suporter se alternaram. Não obstante, relacionado a algumas outras funções ligadas a atividades como pesquisas, ou funções específicas como técnico de áudio em que estive, também permitiram que houvesse flexibilidade quanto ao meu ofício diário. Pude trabalhar em atividades menores, derivadas destas duas funções. Entretanto, muitos foram os projetos em que estive:

O primeiro trabalho, ao ingressar na empresa, foi o Curso de Violão. Nele, revisei o conteúdo didático, a parte textual e o conteúdo musical. No Personal Guitarrist, testei a funcionalidade do editor e fiz os exercícios contidos no mesmo. No Afinador 3.0 fiz a parte das descrições nos termos musicais das novas afinações para a versão. No Dicionário Violão descrevi o conteúdo das escalas. No D´Accord Partitura fiz a tradução para a localização do software no site em português. No Mixcraft e Spin it Again fiz também a tradução para localização no site. No curso de Teclado trabalhei nas músicas para colocá-las no mesmo e fiz a revisão quanto à parte musical, textual e didática. No Curso de Guitarra, que foi o projeto mais longo em que estive envolvido por ser o producer, fiz toda a abordágem didática, textual, servi de “molde” para geração de imagens relacionadas à ergonomia, gravação de vídeos, elaboração do conteúdo técnico e trilha para imagem auditiva do programa. No Flauta Player, criei os exercícios e as músicas pra que os alunos das escolas com o método implementado pudessem estudar. No Mixvibes revisei algumas traduções.

No que se refere à parte de jogos musicais fiz arquivos dos sons dos tambores para o Drums Challenge e compus algumas sequências dos levels. Compus funks para o Mixbox, e vinheta para utilização nos jogos.

Qual(is) o(s) seu(s) jogo(s) favorito(s) da Musigames? Por quê? O jogo que mais gosto é o Drums Challenge. É um jogo onde posso tocar livremente ou com os levels contidos. É bastante divertido e gera bastante entretenimento.

Qual(is) o(s) seu(s) software favorito(s) da D'Accord? Por quê? No aspecto praticidade meu software favorito é o Dicionário Violão, por ser uma das ferramentas de consulta mais funcionais que conheço. Por ser músico, eu preciso de um programa que rapidamente me dê conteúdos de harmonia, e o programa ainda vem com um dicionário de escalas, o que é de grande importância para quem improvisa.

No aspecto utilidade, o Partitura é o que mais me ajuda. Como necessito fazer muitas transcrições e arranjos, é com ele que passo a maior parte do meu tempo, enquanto exerço meu papel de instrumentista.

Na parte de games gosto do Drums Challenge, porque é o programa mais voltado para quem quer efetivamente tocar, ajuda na coordenação e no raciocínio para a música.

Fale um pouco sobre você: o que você gosta de fazer no tempo livre, quais os seus filmes, bandas, livros e comidas favoritos, entre outros: Meu tempo é bem dividido, mas, entre muitas atividades, quase não tenho tempo a sobrar. Quando não estou na empresa, preciso ensaiar, dar aula, fazer arranjos, me apresentar ou viajar (risos)! Mas nos meus raros períodos de folga, eu geralmente leio ou estudo peças pra violão, ou bateria.

Eu gosto de ir ao cinema, mas frequento pouco. Não consigo dizer qual o filme que mais gostei, pois são tantos gêneros, tantos autores geniais, tantas interpretações felizes, tantos roteiros sábios... mas posso destacar um que tem uma temática que aprovo. É o filme “Patch Adams, o Amor é contagioso”. Gosto por este ter conteúdo baseado em fatos reais e por sua mensagem ser voltada para à beneficência.

Quanto à literatura, prefiro livros que tratem de espiritualidade, ou de ciência, ou de poesia.

Em música, ah! tenho muitos ídolos... Cito só alguns (risos)! O primeiro, que na minha opinião é a “junção mais extraordinária entre homem e instrumento” - fazendo das minhas as palavras do compositor Djavan, é Paco de Lucia, violonista flamenco - o maior e melhor violonista de todos os tempos pela sua técnica infalível, capacidade de compor, rapidez de raciocínio para improviso, inovação estética e altíssimo grau de humildade de caráter. Cito também Mercedes Sosa, cantora argentina que foi a voz mais importante da América Latina, cantou seu povo latino americano e lutou contra a ditadura, uma folclorista inteligente e de coração incorruptível, admirada no mundo inteiro pela voz forte e de timbre belíssimo. Admiro Beethoven, por ter sido a força mais impactante da música clássica; Maurice Ravel por ter as composições eruditas que mais me emocionam, o Guns N´ Roses, que foi a primeira banda a me influenciar a tocar; a banda Death, que tinha Gene Hoglan, o baterista mais influente do meio do metal, com seus arranjos técnicos e inovadores complementando as músicas geniais da banda; o Symphony X, por mesclar metal e música clássica; O Synic, por mesclar Jazz e metal; a Banda de Pau e Corda, por ser uma das identidades do Nordeste com uma força poética tremenda; Jamiroquai, por sua inventividade leveza e bom gosto; Cazuza, por não ter papas na língua; Luiz Gonzaga, por toda sua fecundidade; Guinga, por harmonizar de maneira tão brilhante atmosferas brasileiras que não dá nem pra contar...

Quanto à culinária, estou aprendendo a saboreá-la. Principalmente com a ajuda de alguns dos colaborares da empresa, bons conhecedores de suas manipulações e de seus temperos, mas gosto de comidas regionais e de países da região do mediterrâneo. Aqui no Brasil, além da boa e velha feijoada, meu deleite ainda paira na sempre desejada vitamina de abacate com bolo de fubá, que é a combinação que mais me alimenta!

O que você espera da D'Accord futuramente? Que cresça mais e que ajude mais pessoas na prática da música, pois esta atividade acredito ser uma das ações que mais geram prazer, entretenimento e educação no ser humano. Além disso, a D´Accord é das poucas empresas que conheço preocupadas com a causa.

Quais são seus os planos para o futuro? Um dos meus sonhos sempre foi interagir melhor entre pessoas e música ao atuar como instrumentista em apresentações pelo mundo, ou apenas como mediador em escolas. Entre um expediente e outro, atrevo-me a dizer que pretendo fazer mais apresentações em cidades e países que não conheço e fazer trabalhos voluntários que tragam-me alegria em ajudar e ser útil aos outros. Se conseguir, através da música, levar adiante essa ideologia, terei dado um “passo maior que a perna”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário