terça-feira, 20 de outubro de 2009

D'Accord / Musigames no JC

Olá, pessoal!

Esta semana o Jornal do Commércio publicou uma matéria muito interessante sobre empresas que investem em inovação, e dedicou uma parte da matéria à D'Accord / Musigames, que vocês podem ler logo embaixo.

Espero que gostem!

Abraço da equipe D'Accord / Musigames



Software para aprender música


Publicado em 18.10.2009

A empresa Daccord desenvolveu um método para ensinar a tocar instrumentos online. A pessoa baixa o programa pela internet e pode usá-lo dez vezes. Depois disso, só se pagar o serviço. Até agora, somente 1% de todos os que baixaram o curso pagaram para usar o produto. “Já tivemos mais de 3 milhões de downloads”, explica o diretor-executivo da Daccord, Américo Amorim. A Daccord já desenvolveu softwares educativos que ensinam a tocar violão, flauta, teclado e bateria. “Os métodos foram feitos para pessoas autodidatas”, explica. O download pode ser feito no site (www.daccord.com.br)

Os produtos oferecidos pela empresa vão desde os cursos para autodidatas até um afinador e um software que permite abrir um arquivo de MP3 e mostrar todos os acordes que compõem a música no teclado ou violão.

Criada em 2001, a empresa é considerada um caso de sucesso com clientes espalhados em 91 países. Ela também tem um site em inglês que oferece o serviço. No Brasil, a empresa disponibiliza cinco produtos físicos, cursos que podem ser comprados em livrarias. No exterior, são quatro cursos desse tipo que são distribuídos em lojas. De olho no mercado que vai ser gerado com o ensino de música nas escolas do fundamental, a empresa desenvolveu um software que pode fazer um professor que goste de música ensinar um instrumento.

“As escolas tem até 2011 para fazerem essa adaptação e passar a ensinar música. Não existem professores para atender a esse mercado. Essa solução permite usar a tecnologia para oferecer o ensino da música”, comenta.

Já tem uma escola no Recife usando esse sistema. “Agora, vamos tentar espalhar isso”, afirma.
Os recursos públicos foram importantes para a empresa que já desenvolveu vários projetos com verba da Finep, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) com a linha Pappe. “Fizemos vários produtos sozinhos, mas esses programas nos permitiram desenvolver esses projetos num tempo mais rápido, porque levaríamos mais tempo se tivéssemos que colocar recursos próprios”, diz.

JOGOS
A Daccord também desenvolve jogos musicais que podem ser instalados no iPhone, da Apple. Um deles foi a Drums Challenge, lançado em julho último, que simula que o usuário está tocando uma bateria. Ele ficou entre os cinco mais vendidos nos Estados Unidos nos jogos que podem ser instalados nesse tipo de aparelho.

A empresa emprega 23 pessoas, incluindo engenheiros de software, um compositor, designers e registra um faturamento de cerca de R$ 600 mil por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário