sexta-feira, 10 de julho de 2009

Projeto MusiBraille


Hoje queremos divulgar aqui no blog um projeto muito importante, que tem o patrocínio da Petrobras: o Projeto MusiBraille.

Pra quem não sabe, o projeto MusiBraille tem o intuito de fazer com que pessoas com deficiência visual tenham as mesmas condições de pessoas com visão normal no referente à aprendizagem musical.

A técnica de Musicografia Braille é uma das principais ferramentas que permitem essa equivalência. Através desta técnica um texto musical de qualquer complexidade pode ser transcrito para a forma tátil e facilmente assimilado pelos deficientes visuais.

O principal objetivo é
incrementar o acesso de deficientes visuais às escolas de música, com a disponibilidade de um programa adequado para transcrição musical para Braille, atendendo uma antiga reivindicação da comunidade de educadores, alunos e músicos.

A principais atividades desenvolvidas pelo projeto vão desde a construção de um software de transcrição musical para braille, até apacitação de professoes de música e outros profissionais em nível nacional, entre outros.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: Projeto MusiBraille

fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/musibraille/

Nenhum comentário:

Postar um comentário