sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Entrevista: Roberto Silva

Olá, pessoal!

A entrevista de hoje é com Robert, engenheiro de software.

Bom fim de semana para todos!


Abraço da equipe D'Accord / Musigames


Nome e função na D'Accord: Roberto Cássio Silva do Nascimento Júnior, engenheiro de software, mas também atuo às vezes como fuçador, na parte de manutenção/configuração.

Apelido na D'Accord:
O mais comum é "Robert", mas também me chamam por apelidos que ganhei em outros lugares, como "Papa". Também me chamam de "cofre" hehehe, e este, infelizmente, não é nenhuma alusão a grande capital acumulado.

Há quanto tempo trabalha aqui e como conheceu a empresa?
Entrei na D'Accord em novembro de 2005, o que atualmente dá uns 4,25 anos. Eu conhecia a empresa antes de sequer passar na minha cabeça que poderia trabalhar nela, pois, quando comecei a tentar aprender a tocar violão, recorri a um dos nossos softwares, o Violão Player (1.0). Passou-se um tempo e soube, através de uma grande amiga minha da UFPE, que estavam chamando para estágio.

Em quais projetos já colaborou (descrever o que fez em cada um)? Caramba… difícil é lembrar quais eu não cheguei a mexer hehehe. Já mexi no Personal Guitarrist, Afinador, Dicionário de Violão, iChords, DJ Nights (versão antiga), VJ Nights, D'Accord Partitura, Flauta Player, Teclado Player, Free Clef, Paper Boat, e um novo jogo que está por vir, além da nossa engine de áudio pra jogos… e certamente esqueci de listar vários, que no mínimo "empacotei" pra lançar. Em alguns só fiz modificações ou correções simples, já em outros, como o iChords, o DJ Nights (esse antigo) e o Flauta Player, Paper Boat e o novo jogo que estamos desenvolvendo, tive participação intensiva.

Quais os projetos em que está trabalhando agora (descrever o que faz em cada um)?
No momento estou trabalhando num recurso novo a ser integrado com nosso Curso de Teclado, fazendo modificações para abrir um novo formato com o Teclado Player e também estava, até há pouco, em um novo projeto da Musigames.

Qual(is) o(s) seu(s) jogo(s) favorito(s) da Musigames? Por quê?
Fico entre o novo jogo que estamos desenvolvendo e o Drums Challenge. Gosto dos jogos em que o usuário tenha que treinar seu lado puramente "musical" para poder se sair bem, e considero que estes 2 instigam bem o jogador neste aspecto.

Qual(is) o(s) seu(s) software favorito(s) da D'Accord? Por quê?
O Personal Guitarrist (Violão Master, em português). Decendente direto do Violão Player, possui a grande qualidade do Violão Player de auxiliar de forma prática, divertida e intuitiva no aprendizado das músicas, aliado a um conjunto de recursos de edição impressionante. Me lembro que o conheci depois de entrar na D'Accord e fiquei "babando".

Fale um pouco sobre você: o que você gosta de fazer no tempo livre, quais os seus filmes, bandas, livros e comidas favoritos, entre outros:
Tempo livre - Gosto muito de ter conversas "livres", que em geral levem a observar, divagar, conflitar e aprender sobre diferentes aspectos da vida, da exitência, do conhecimento ou de qualquer subconjunto (insignificante ou não) destas coisas. Filmes preferidos - até o momento são De Volta para o Futuro (acho que tem certa ressonância com a forma como eu gostaria que fosse a vida) e Matrix (que possui certa ressonância com a forma como eu acredito que seja a vida, no sentido filosófico-matemático da coisa). Bandas - Acho que sou bem eclético em termos de música, então é difícil responder. Em geral escuto mais música nacional (não necessariamente por preferência - é um tanto por inércia), mas participar da banda Cigarro de Palha, com meus colegas na D'Accord, foi uma excelente oportunidade de ter mais contato com muita coisa boa internacional. Se a pergunta puder ser respondida com "artistas que mais admiro", acho que os que me vêm mais rapidamente à cabeça são Luiz Gonzaga, Chico Buarque e Bach. Livros - Ando meio "devendo" nesse aspecto, faz tempo que não paro pra ler (e deveria). Mas destacaria "Sonhos de Robô", de Asimov, que tem histórias espectaculares como "A Última Pergunta". Comidas - Sushi! Mas eu gosto de tudo, desde que bem preparado, com um bom tempero e/ou uma combinação criativa de sabores. Infelizmente, sou um grande admirador do sentido do paladar.

O que você espera da D'Accord futuramente? Que cresça muito mais e tenha muito mais sucesso, e sem nunca perder qualidades essenciais que estiveram vinculadas desde seus primeiros projetos: inovação e qualidade, derivadas, dentre outras coisas, de um bom ambiente de trabalho.

Quais são seus os planos para o futuro? No momento atual, meu principal objetivo é crescer profissionalmente, em sinergia com meu atual contexto de trabalho na D'Accord. Mas possuo diversas aspirações e inquietações que ainda não sei como resolverei por completo (ou talvez nunca resolva), então é difícil precisar planos pra muito à frente… Seja o que for, sou um nerd sedento por conhecimento e espero conseguir manter sempre viva a vontade de aprender e a energia pra buscar o conhecimento, seja de que natureza ou área for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário