sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Entrevista: Filipe Mendonça


Olá pessoal,

A entrevista de hoje é com Filipe, mais conhecido como Peu, que trabalha como level design e técnico de áudio.

Lembrando a todos que hoje tem abertura do carnaval 2010 no Marco Zero, Recife Antigo, e que teremos também o bloco do Porto Digital, "Porco Digital", a partir das 16h.

Bom carnaval para todos!


Abraço da equipe D'Accord / Musigames


Nome e função na D'Accord. Filipe Mendonça e trabalho com Level Design e Técnico de Áudio.

Apelido na D'Accord. Bom, na D'Accord/Musigames não sei, mas sou conhecido por aí como Peu, ou Mago Peu.

Há quanto tempo trabalha aqui e como conheceu a empresa? Entrei em dezembro de 2009. Conheci através de Giordano, um dos sócios da empresa e professor do curso de Produção Fonográfica das Faculdades Integradas - Aeso Barros Melo, onde fui aluno por 1 ano, mas ainda mantenho contato com a turma, participo da lista de e-mail da 1ª turma do curso. Então ele anunciou lá e fiquei interessado, e a empresa eu só conhecia pelos software educacionais, nem imaginava que ela trabalhava com games em plataforma iPod/iPhone.

Em quais projetos já colaborou (descrever o que fez em cada um)? Bem, logo quando cheguei fui escalado para construir os levels de duass novas versões do DJ Nights.

Quais os projetos em que está trabalhando agora (descrever o que faz em cada um)?
Atualmente estou preparando novos levels e trilhas sonoras para os próximos lançamentos da Musigames.

Qual(is) o(s) seu(s) jogo(s) favorito(s) da Musigames? Por quê? Bom, eu curti muito a idéia do Drums Challenge. Acho interessante a interatividade de você tocar no iPod/iPhone e ir acompanhando vários ritmos. O DJ Nights é um jogo casual e um bom passatempo. Mas o que vem por ai é o que vai dar o que falar. Aguardem.

Qual(is) o(s) seu(s) software favorito(s) da D'Accord? Por quê? Como músico, deixo no meu browser sempre o iChords, mas, de modo geral, acho todos os software educativos de grande valia. Inclusive, agora que as escolas vão voltar a ter a disciplina de música.

Fale um pouco sobre você: o que você gosta de fazer no tempo livre, quais os seus filmes, bandas, livros e comidas favoritos, entre outros: Bom, tempo livre não é lá uma coisa dos tempos modernos, mas quando não estou trabalhando, procuro esta sempre estudando ou praticando música, toco baixo elétrico desde os 18 anos e não consigo viver sem fazer isso. Atualmente tenho ensaiado e tocado com a Inferninho Samba Orquestra e com Rodolfo Moenda. Também gosto de pesquisar/estudar sobre equipamentos e métodos de gravações multitracks. Já tive um estúdio e curto muito esse lance de mixagem, e perder horas experimentando e compondo alguns temas instrumentais. No tempo pra diversão, como todo brasileiro que se preze, nos feriados ou fim de semana, sou a favor de uma cerva gelada na praia com a namorada e amigos, já no inverno, uma biritagem regada a vinhos e queijos e muita conversa fora. Também sou um "aviciado" em games, mas hoje em dia só tenho tempo pra jogar um Fifa uma vez por semana, na casa dos amigos. Filme só no cinema ou a noite para dormir, sem muita preferência. Na parte literária, costumo dar uma lida em revistas como Rollings Stones ou Áudio Música & Tecnologia, além de blogs sobre mercado de música independente. Já os livros, gosto de biografias; umas das que mais gostei foi "Saindo da Sarjeta" sobre o baixista de jazz Charles Mingus, e atualmente estou lendo Kind of Blues, que fala sobre as gravações dessa obra-prima do jazz mundial. Já na questão de bandas é melhor entrarem no meu MySpace - www.myspace.com/magopeu que lá tem uma lista de bandas que me influenciaram e as que atualmente escuto do cenário independente. Na questão gastronômica, curto muito a comida regional, feijoada com farofa e carnes de todos os tipos e cores. Não sou adepto de junk-food e não curto japonês, agora massas em geral são bem vindas.

O que você espera da D'Accord futuramente?
Como funcionário novato, espero que alcance cada vez mais o mercado mundial na questão de softs e games musicais. Sou do tipo que veste a camisa e que sei que o sucesso da empresa também depende da minha força de trabalho em conjunto com os demais da equipe.

Quais são seus os planos para o futuro?
Eu sou um cara muito imediatista, acredito sempre num futuro a curto prazo, me planejo geralmente pra 6 meses ou 1 ano, no máximo, e aprendi que dentro desse tempo muita coisa pode acontecer. O importante é saber o que quer e fazer por onde. Esse ano, eu pretendo aprender e compartilhar os meus conhecimentos junto à D'Accord, investir em aparatos tecnológicos e na minha carreira de músico independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário